Logo Vitus Pharma
Página do Facebook Site Twitter
Home
Vitus Pharma
Manipulação
Novidades e Promoções
Localização
Contato

Manipulação

Estrutura Vitus
Artigos
ARTIGOS:
TRATAMENTOS PARA OBESIDADE E SOBREPRESO:

Tratamento:

Como é o tratamento?


O tratamento básico da obesidade apóia-se na modificação do comportamento alimentar e no incremento da atividade física.

A alimentação diária deve variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com seus costumes, gostos e estilo de vida. Entretanto, alguns princípios devem reger o cardápio diário: a restrição às gorduras, que não devem ultrapassar 30% do total calórico diário, a preferência por verduras, legumes, frutas e carboidratos complexos (arroz, macarrão, pão, farinha, etc.).

Recomenda-se ingerir alimentos ricos em fibras como pão integral, arroz integral, etc. Evidentemente que para obter uma perda de peso, deve se ingerir menos calorias do que as calorias gastas.

A prática de uma atividade física não precisa ser na academia de ginástica ou a prática de um esporte específico. Pode ser apenas uma maior atividade no dia a dia, como movimentar-se mais, não ficar muito tempo parado na frente da T.V. ou do computador, etc.

Para que o obeso coma com mais disciplina e mantenha-se ativo fisicamente, muitas vezes, é necessário que ele se submeta a um tratamento comportamental.

Como é feito o tratamento medicamentoso?

Como a obesidade é uma doença crônica e muitas vezes o tratamento clássico com planejamento alimentar e incentivo à atividade física não funciona, temos de administrar medicamentos que auxiliam a perda de peso e a manutenção do peso atingido.

Existem vários tipos de medicamentos para o tratamento da obesidade com objetivos distintos:

- Diminuir a fome;
- Aumentar a saciedade;
- Aumentar a queima de calorias;
- Diminuir a absorção de gorduras.

A escolha de um ou de outro remédio depende de cada paciente, do seu grau de obesidade, do seu hábito alimentar, das complicações que têm etc., e deve ser feita pelo médico.

Nunca se deve tomar remédio porque alguém (não médico) aconselhou e não se deve confiar em quem (médico ou não) dê fórmulas com muitos componentes ou que venda seus próprios remédios.

Quais os tipos de tratamento cirúrgico?

Por vezes, nos casos muito graves de obesidade (IMC superior a 40 Kg/m2) é necessária a intervenção cirúrgica.

Existem várias técnicas cirúrgicas, cada qual com um objetivo específico.
A mais simples é realizada por laparoscopia (são feitos pequenos orifícios na parede abdominal por onde são introduzidas "mãos mecânicas", manipuladas pelo cirurgião) e tem por objetivo colocar uma banda em volta do estômago para controlar o diâmetro do orifício de passagem do alimento, ajustada por um dispositivo colocado embaixo da pele. Nessa técnica, a perda de peso é de 10 a 20% do peso inicial.

A cirurgia maior é feita com a abertura da pele ou por laparoscopia (dependente entre outras coisas do grau de obesidade). Nessa técnica, a maior parte do estômago é cortada, deixando uma pequena parte que se une à porção do intestino delgado, chamado de jejuno. O grande estômago fica fora do circuito dos alimentos e, unido ao duodeno, é ligado também ao jejuno, mais ou menos um metro abaixo da sutura do pequeno estômago que restou. Esta cirurgia, que é a mais utilizada no mundo todo, apresenta em geral excelentes resultados e, em mãos hábeis, é bastante segura. A perda de peso é de cerca de 40% do peso original e, quase sempre, o indivíduo permanece com o mesmo peso (com pequenas variações) pelo resto da vida.

Como prevenir?

Mais importante que o tratamento de obesidade é a sua prevenção, particularmente tentando evitar a obesidade infantil, que também vem crescendo de uma maneira epidêmica.

Hábitos alimentares saudáveis e uma vida menos sedentária certamente são prioridades para fazer com que nossa população tenha menores índices de obesidade.

Fonte : Prof. Dr. Alfredo Halpern
 

Rua Alexandre Dumas, 437 • CEP 04717-000 • Santo Amaro • São Paulo • SP • atendimento@vituspharma.com.br
© 2013 Vitus Pharma. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por A2D Creative Studio.