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DICAS DE SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR
Entenda por que o goji berry é o novo superalimento da moda

Consumida pelos orientais há milhares de anos, goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.  Originária do sul da Ásia - China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

A Goji berry lembra a pimenta-de-cheiro, por seu vermelho vivo. Mas seu sabor não é nada picante. O fruto está ganhando fama de alimento rejuvenescedor, e é a moda da vez entre os alimentos funcionais. Isto porque, apesar de seu diminuto tamanho, ele contém pelo menos 20 aminoácidos, além vitaminas e antioxidantes numa quantidade muito acima de outras berries, como a amora. Consumida por aqui principalmente em forma de fruto seco ou extrato, a goji está sendo chamada de nutriente da longevidade.

Não faltam motivos para a goji (a Lycium barbarum) fazer sucesso: ela tem oito aminoácidos essenciais à formação de proteínas e duas dezenas de minerais, é fonte de vitaminas C, B1, B2, B6, possui betacaroteno em maior concentração que a cenoura, e ainda contém zeaxantina, um protetor da visão. Entre os chineses, há até quem acredite que este fruto melhora a potência sexual.

— Ela contém zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio, fósforo e outros minerais importantes. É possível que ajude a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo excelente para diabéticos. Também observamos que a goji reduz o colesterol — diz o nutricionista Fábio Bicalho, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

O fruto chama a atenção não só de nutricionistas. Intrigados com os efeitos da goji, cientistas investigaram seu poder antioxidante, e ficaram ainda mais surpresos. Na escala Orac, que mede a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos, a goji alcança o impressionante índice de 25.300 unidades. Para ter ideia, a amora e o mirtilo têm, respectivamente, 2.036 e 2.400 unidades na mesma escala, acrescenta Bicalho.
 
Lista extensa de benefícios

A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
 

Como consumir

Depois de se impressionar com a lista de benefícios, resta saber como consumir essa fruta vermelha tão poderosa. O goji berry pode ser encontrado fresco, seco e em forma de cápsulas.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. Contudo, é possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais e cápsulas com o pó da fruta em farmácias de manipulação.

Fonte: UOL Notícias Saúde e Site do Fornecedor - Ideal Farma

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